segunda-feira, 16 de maio, 2022

As atividades apresentam uma árvore interativa, rodas de conversa sobre a importância dos museus, além de abordar o trabalho da artista Felícia Leirner e promover reflexões nos participantes que também irão compartilhar histórias pessoais

O Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro, instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, geridas pela ACAM Portinari, estão engajados na 20ª Semana Nacional de Museus, realizada pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, de 16 a 22 de maio. Serão atividades simultâneas em várias instituições do país. Em 2022, o tema será “O poder dos museus”, destacando aspectos como preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de funções sociais e a criação de repertórios para o futuro.

Em Campos do Jordão (SP), Museu e Auditório terão programação especial para o evento. De terça-feira (17) à domingo (22), sempre às 11h, visitantes participarão de uma árvore interativa, instigando a reflexão sobre o tema “O Poder dos Museus”. Ao final da ação, as palavras e frases que os visitantes colocarem na árvore serão postadas nas redes sociais.

Na quarta-feira (18) e na quinta-feira (19), às 11h, o setor educativo das instituições promoverá a ação “Um Museu em mim: a arte que conta a minha história”. A partir de uma reflexão sobre a vida e obra da artista Felícia Leirner, os visitantes poderão contar suas próprias histórias, por meio da arte, com todas as suas nuances.

Já na sexta-feira (20) e no domingo (22), às 11h, os espaços culturais convidam o público a refletir sobre o futuro, buscando, por meio do diálogo e da expressão artística, caminhos possíveis para o amanhã. Após o bate-papo, será realizada uma oficina de obra de arte. 

E no sábado (21), às 10h, os equipamentos propõem uma roda de conversa para debater o poder da cultura na formação dos indivíduos, na preservação do patrimônio, na inclusão dos diferentes públicos e no fomento de ações concretas de desenvolvimento individual e coletivo. A atividade terá participações de Adriana Harger, presidente da Academia de Letras de Campos do Jordão; Benilson Toniolo, Secretário Municipal de Valorização da Cultura; Cervantes Souto Sobrinho, diretor artístico do Festival Curta Campos do Jordão; e de Frederico de Souza, gerente geral do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, entre outros convidados.

Os ingressos para as atividades de terça-feira a sábado podem ser adquiridos na bilheteria do Auditório, sendo R$15,00 (inteira) e R$7,50 (meia/estudante e 60+). No domingo a entrada é gratuita.

Visitação

A entrada é realizada mediante apresentação do comprovante de Vacinação Completa para todos os visitantes que quiserem acessar as instituições. O complexo que reúne Museu e Auditório, em Campos do Jordão (SP), está localizado à Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1880 – Alto Boa Vista. Siga nossos perfis nas redes sociais (Instagram: @museufelicialeirner | Facebook: /museufelicialeirner) ou acesse https://www.museufelicialeirner.org.br/.