O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro desenvolvem um projeto para captação e publicação de depoimentos de História Oral, que pode ser contemplado nesta página.

Para isso, são convidadas personalidades que tenham histórias de vivências junto à artista, ao maestro ou aos equipamentos culturais, para dividir suas narrativas, registrando momentos que corroboram para reconstruir a história e possibilitar o acesso desse conhecimento para as futuras gerações. Os depoimentos são fornecidos por pessoas que conviveram direta ou indiretamente com Felícia Leirner e Claudio Santoro, moradores de Campos do Jordão que acompanharam o desenvolvimento dos espaços e que possuem repertório de grande importância para a recuperação da memória de períodos e contextos vividos pelos artistas.

Levar essas informações ao público é uma maneira de valorizar os feitos dessas importantes figuras do cenário artístico brasileiro, incentivando o fazer cultural e a busca por preservar o importantíssimo patrimônio material e imaterial, que contribui para a formação da identidade do país.

Memórias de Geremias Tiófilo

Geremias Tiófilo Pereira Júnior, músico saxofonista, professor de música na Universidade Adventista de Hortolândia, foi aluno do Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão nos anos 1997, 1999 e 2000, sendo um dos destaques neste ano. Relata a sua experiência como aluno bolsista, em um instrumento não tão usual em Orquestras.

História de Geremias Tiófilo Pereira Júnior
Autor: Museu Felícia Leirner
Publicado em 02/10/2019

Download do Depoimento

Memórias de Luiz Marchetti

Luiz Marchetti foi aluno de regência no Festival de Inverno de Campos do Jordão de 1979, ano de inauguração do então Auditório Campos do Jordão, e nos relata como foi a experiência de se apresentar como aluno de regência e como era a vida de aluno bolsista no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.

História de Luiz Marchetti
Autor: Museu Felícia Leirner
Publicado em 01/10/2019

Download do Depoimento

Memórias de Welson Alves Tremura

Welson Alves Tremura, musicólogo, professor de música na Universit Of Florida nos Estados Unidos. Participou do Festival de Inverno de Campos do Jordão com aluno em 1980, 1981, 1984 e 1985, relata um pouco de sua experiência junto ao Festival e conta um pouco de sua carreira atual como professor de música em outro país

História de Welson Alves Tremura
Autor: Museu Felícia Leirner
Publicado em 30/09/2019

Download do Depoimento

Memórias de Nelson Guimarães Proença

Nelson Guimarães Proença, médico dermatologista, morador de Campos do Jordão, narra sua experiência participativa do primeiro concerto do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, realizado no Palácio Boa Vista no ano de 1970.

História de Nelson Guimarães Proença
Autor: Museu Felícia Leirner
Publicado em 31/05/2019

Download do Depoimento

Memórias de Afonso Luiz da Silva

Afonso Luiz da Silva mais um jardineiro do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, há 14 anos criando e forjando as belezas que o espaço fornece, relata um pouco de seu convívio com o local de trabalho.

História de Afonso Luiz da Silva
Autor: Museu Felícia Leirner
Publicado em 13/03/2019

Download do Depoimento

Memórias de Vicente D. dos Santos

Vicente Donizete dos Santos, é um dos jardineiros que tomam conta do jardim onde se localizam as esculturas da artista Felícia Leirner juntamente com o Auditório Claudio Santoro. Trabalhando no espaço por 18 anos, relata como veio trabalhar neste lugar e outras curiosidades.

História de Vicente Donizete dos Santos
Autor: Museu Felícia Leirner
Publicado em 03/12/2018

Download do Depoimento

Memórias de José Aristeu da Silva

José Aristeu da Silva, nascido em Minas Gerais, em busca de melhores oportunidades mudou-se para Campos do Jordão onde constituiu sua família, trabalhou na antiga Companhia de Telefonia (TELESP) antes de assumir o cargo de jardineiro no Auditório Claudio Santoro durante 25 anos. Relata neste depoimento o período trabalhado no Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro.

História de José Aristeu da Silva
Autor: Museu Felícia Leirner
Publicado em 14/09/2018

Download do Depoimento

Memórias de Gisele Santoro – Pt2

Gisele Santoro foi Mâitre de Ballet, Coreógrafa, Professora, Coordenadora e Diretora Artística do Seminário Internacional de Dança de Brasília. Nesta segunda parte, ela fala do Claudio Santoro como Pai, do respeito que Claudio tinha pelo ex marido de Gisele (Oscar Castro Neves) e do Claudio como Pintor.

História de Gisele Santoro – Pt2
Autor: Museu Felícia Leirner
Publicado em 13/06/2018

Download do Depoimento

Memórias de Gisele Santoro – Pt1

Gisele Santoro foi Mâitre de Ballet, Coreógrafa, Professora, Coordenadora e Diretora Artística do Seminário Internacional de Dança de Brasília. Em 1962, conhece Claudio Santoro e torna-se sua segunda esposa. A primeira parte deste depoimento apresenta o período em que o casal se conheceu.

História de Gisele Santoro
Autor: Museu Felícia Leirner
Publicado em 27/03/2018

Download do Depoimento