O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro desenvolvem um projeto para captação e publicação de depoimentos de História Oral, que pode ser contemplado nesta página.

Para isso, são convidadas personalidades que tenham histórias de vivências junto à artista, ao maestro ou aos equipamentos culturais, para dividir suas narrativas, registrando momentos que corroboram para reconstruir a história e possibilitar o acesso desse conhecimento para as futuras gerações. Os depoimentos são fornecidos por pessoas que conviveram direta ou indiretamente com Felícia Leirner e Claudio Santoro, moradores de Campos do Jordão que acompanharam o desenvolvimento dos espaços e que possuem repertório de grande importância para a recuperação da memória de períodos e contextos vividos pelos artistas.

Levar essas informações ao público é uma maneira de valorizar os feitos dessas importantes figuras do cenário artístico brasileiro, incentivando o fazer cultural e a busca por preservar o importantíssimo patrimônio material e imaterial, que contribui para a formação da identidade do país.

Memórias de Afonso Luiz da Silva

Afonso Luiz da Silva mais um jardineiro do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, há 14 anos criando e forjando as belezas que o espaço fornece, relata um pouco de seu convívio com o local de trabalho.

História de Afonso Luiz da Silva
Autor: Museu Felícia Leirner
Publicado em 13/03/2019

Download do Depoimento

Memórias de Vicente D. dos Santos

Vicente Donizete dos Santos, é um dos jardineiros que tomam conta do jardim onde se localizam as esculturas da artista Felícia Leirner juntamente com o Auditório Claudio Santoro. Trabalhando no espaço por 18 anos, relata como veio trabalhar neste lugar e outras curiosidades.

História de Vicente Donizete dos Santos
Autor: Museu Felícia Leirner
Publicado em 03/12/2018

Download do Depoimento

Memórias de José Aristeu da Silva

José Aristeu da Silva, nascido em Minas Gerais, em busca de melhores oportunidades mudou-se para Campos do Jordão onde constituiu sua família, trabalhou na antiga Companhia de Telefonia (TELESP) antes de assumir o cargo de jardineiro no Auditório Claudio Santoro durante 25 anos. Relata neste depoimento o período trabalhado no Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro.

História de José Aristeu da Silva
Autor: Museu Felícia Leirner
Publicado em 14/09/2018

Download do Depoimento

Memórias de Gisele Santoro – Pt2

Gisele Santoro foi Mâitre de Ballet, Coreógrafa, Professora, Coordenadora e Diretora Artística do Seminário Internacional de Dança de Brasília. Nesta segunda parte, ela fala do Claudio Santoro como Pai, do respeito que Claudio tinha pelo ex marido de Gisele (Oscar Castro Neves) e do Claudio como Pintor.

História de Gisele Santoro – Pt2
Autor: Museu Felícia Leirner
Publicado em 13/06/2018

Download do Depoimento

Memórias de Gisele Santoro – Pt1

Gisele Santoro foi Mâitre de Ballet, Coreógrafa, Professora, Coordenadora e Diretora Artística do Seminário Internacional de Dança de Brasília. Em 1962, conhece Claudio Santoro e torna-se sua segunda esposa. A primeira parte deste depoimento apresenta o período em que o casal se conheceu.

História de Gisele Santoro
Autor: Museu Felícia Leirner
Publicado em 27/03/2018

Download do Depoimento

Memórias de Suzi Pessanha

Suzaneide Pessanha da Silva nasceu e vive em Campos do Jordão/SP. É professora de artes na rede pública de ensino do município, artista e fotógrafa. Residiu próxima à Felícia Leirner, quando a conheceu.

História de Suzi Pessanha
Autor: Museu Felícia Leirner
Publicado em 29/11/2017

Download do Depoimento

Memórias de Ruben Bianchi

Ruben Siqueira Bianchi estudou música contemporânea na cidade de Amstad, Alemanha, foi solista da Orquestra Filarmônica de Berlim e envolveu-se com música moderna, quando conheceu Claudio Santoro. Residiu próximo ao maestro, que contribuiu com seu estudo durante três anos, quando teve maior contato com a família do regente.

História de Ruben Bianchi
Autor: Museu Felícia Leirner
Publicado em 20/09/2017

Download do Depoimento

Memórias de Antônio Teixeira

José Antonio Teixeira foi radialista, professor de história e é especialista em Edificações. Atualmente é voluntário no grupo “Amigos em Ação”, que atua em prol da inclusão social em Campos do Jordão/SP.

História de Antônio Teixeira
Autor: Museu Felícia Leirner
Publicado em 06/06/2017

Download do Depoimento

Memórias de Antonio F. Costella

Antonio Fernando Costella lecionou na Universidade de São Paulo, na Faculdade de Comunicação Cásper Líbero, na Escola Superior de Jornalismo de Porto, em Portugal, dentre outras instituições. Possui 34 obras publicadas e, atualmente, dirige a Casa da Xilogravura, em Campos do Jordão/SP.

História de Antonio Fernando Costella
Autor: Museu Felícia Leirner
Publicado em 09/12/2016

Download do Depoimento