sexta-feira, 20 de setembro, 2024

Instituições também promovem oficina de Braille no Museu do Folclore de São José dos Campos (SP)

Foto: Daniela Soares/Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro

O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, instituições da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Campos do Jordão (SP), promovem uma oficina de aquarela com tintas botânicas e o show “Brasilidades” com entrada gratuita no fim de semana.

Além disso, o Museu e Auditório promovem uma oficina de introdução ao Sistema Braille voltada a profissionais de instituições culturais no Museu do Folclore de São José dos Campos (SP) no dia 27, sexta-feira. Confira, abaixo, a agenda completa para os próximos dias.

Família no Museu: aquarela com tintas botânicas

Para celebrar a primavera, o Núcleo Educativo realiza uma oficina de pintura em aquarela, utilizando tintas feitas a partir de diferentes espécies de flores. A arte e a natureza, dois pilares importantes do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, se unem nessa atividade que convida a todos para pintar a estação mais colorida do ano.

Datas: 21, 22 e 27 de setembro
Horários: às 11h e às 15h no dia 21 | às 15h no dia 22 | às 11h no dia 27
Entrada: inteira R$ 15 e meia R$ 7,50 (gratuita no domingo)

Domingo Musical: show “Brasilidades”, com Fabi Fragoso

O show “Brasilidades”, da cantora Fabi Fragoso, traz um repertório com grandes clássicos da Música Popular Brasileira, caminhando entre a bossa nova, o samba, o chorinho e o baião. Na apresentação, é possível conferir interpretações de clássicos de Nana Caymmi, Cartola, Elis Regina, Gal Costa, Beth Carvalho, Marisa Monte, Nelson Gonçalves, Alcione, Cartola, Gonzaguinha, entre outros grandes nomes da nossa música.

Data: 22 de setembro (domingo)
Horário: às 11h
Entrada: gratuita

18ª Primavera dos Museus: bate-papo sobre desenvolvimento infantil

Na 18ª Primavera dos Museus, o Museu e Auditório promovem um bate-papo com a psicanalista e neuropsicopedagoga Débora Oliveira. O encontro será uma oportunidade para discutir a diversidade no desenvolvimento infantil, compreender os desafios e as necessidades específicas das crianças, além de compartilhar experiências e estratégias que promovam uma inclusão verdadeira.

Data: 27 de setembro (sexta-feira)
Horário: às 14h
Entrada: inteira R$ 15 e meia R$ 7,50
Informações: (12) 3512-2508

Oficina de Braille (atividade em São José dos Campos/SP)

A oficina de Braille tem como objetivo inspirar e motivar profissionais de diversas áreas interessados no tema da deficiência visual. Durante a oficina, será apresentada uma breve introdução ao histórico do código criado pelo francês Louis Braille no século XIX, sua estrutura básica e a lógica do sistema.

Além disso, a oficina conduzida pela professora Marta Maria Donola Victorio oferecerá orientações práticas para a criação de materiais adaptados ao ensino do Braille feitos de matéria-prima reciclada. Para participar, é necessário fazer inscrição pelo link abaixo.

Data: 27 de setembro (sexta-feira)
Horário: às 14h
Local: Museu do Folclore de São José dos Campos (Av. Olivo Gomes, 100, Santana – São José dos Campos/SP)
Inscrições: https://forms.gle/ed4JfyECey5FQaVf9
Confira informações completas da programação no site das instituições.

Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro

O Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, instituições do Governo do Estado de São Paulo administradas pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em parceria com a ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, foram inauguradas em 1979 e ocupam aproximadamente 35 mil metros quadrados dentro de um fragmento de Mata Atlântica.

A atuação das instituições se dá em três eixos: nas artes visuais, com as 88 esculturas de Felícia Leirner, considerado um dos acervos do gênero mais importantes do Brasil; na música, por meio do Auditório, palco do mais importante festival de música clássica da América Latina; e no patrimônio ambiental, representado pela reserva no entorno dos equipamentos.

Endereço: Avenida Dr. Luis Arrobas Martins, 1880 – Alto Boa Vista.
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h (segunda, fechado à visitação)
Informações: (12) 3512-2508 ou contato@museufelicialeirner.org.br
Entrada: inteira R$ 15 e meia R$ 7,50 (estudante e idoso) – gratuita aos domingos (clique aqui e conheça a política de gratuidade)
Facebook: www.facebook.com/museufelicialeirner