Para assegurar o uso responsável e alinhado com sua missão, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro desenvolveram algumas diretrizes para a solicitação de uso de imagens, textos e produções audiovisuais e sonoras de seus espaços. 

Durante sua visita ao Museu, é permitido fazer fotos e vídeos com o celular, sem flash e sem acessórios (tripés e bastões), exclusivamente para uso pessoal e sem finalidades lucrativas ou comerciais. 

Para outras solicitações, seja para fins acadêmicos, jornalísticos, culturais ou outros usos específicos, como projetos com finalidade comercial, você encontra a seguir todas as informações necessárias sobre os procedimentos de solicitação, condições de uso, termos legais e responsabilidades envolvidas para obter a devida autorização.

USO DE IMAGEM DAS OBRAS DE FELÍCIA LEIRNER

Em razão de sua proteção autoral (Lei 9.610/1998), as autorizações para o uso de imagem das obras da artista Felícia Leirner devem ser solicitadas diretamente ao Museu Judaico de São Paulo, detentor dos direitos autorais da artista, através dos seguintes canais, ressalvadas as hipóteses de exceções e limitações previstas em lei:

Fale conosco: www.museujudaicosp.org.br/contato
Telefone: (11) 3258 1396
E-mail: marketing@museujudaicosp.org.br
Caixa Postal: Rua Martinho Prado, 128 – Bela Vista – São Paulo/SP

SALA DE IMPRENSA

Na Sala de Imprensa do Museu e Auditório, estão disponíveis conteúdos para download gratuito, destinados exclusivamente para uso editorial, ou seja, com finalidade jornalística e educacional. Esses materiais incluem textos e imagens institucionais, destinados a ilustrar artigos, livros, blogs, revistas, jornais e outros meios de comunicação, sem a intenção de promover diretamente produtos ou serviços. Além disso, a plataforma disponibiliza informações para cadastro e contato com nossa assessoria de imprensa, possibilitando o agendamento de matérias ou entrevistas com os porta-vozes do Museu.

Profissionais da imprensa interessados em acessar outras imagens ou realizar gravações no local podem entrar em contato direto com a assessoria de imprensa ou preencher o formulário de credenciamento informando o veículo, a pauta, o deadline, o perfil do porta-voz desejado e o material que deseja produzir, para uma resposta alinhada com suas necessidades. Em caso de gravação, indique também o tamanho da equipe e o tempo de duração.

CRIADOR DE CONTEÚDO DIGITAL

O Museu e Auditório realizam parceria institucional com influenciadores digitais desde que esteja alinhada com seus valores. Cada proposta será avaliada individualmente, em especial, caso envolva pagamentos ou finalidades lucrativas ou comerciais.

Envie sua proposta de parceria informando o link do(s) canal(is) em que o conteúdo será divulgado, o perfil das postagens e do público, a ideia da pauta, o alcance pretendido e o dia/horário desejado para a visita, dentre outras informações relevantes através do formulário abaixo.

CESSÃO DE USO DO ESPAÇO PARA GRAVAÇÃO

O Museu e Auditório cedem, gratuitamente, o uso de seus espaços para gravações vinculadas a parcerias institucionais e/ou ações que agreguem valor à imagem da instituição. Entretanto, qualquer forma de uso do espaço deve ser previamente agendada via formulário abaixo e formalmente autorizada.

De modo geral, aplicam-se as seguintes orientações:

  • Área do museu: para gravações ou produções nos ambientes internos, solicitamos contato prévio via formulário, com indicação de todas as informações relevantes para análise da proposta. Caso a parceria seja institucional, isto é, uma colaboração formal com objetivos comuns que beneficiem ambas as partes, especialmente o público atendido, o espaço poderá ser cedido gratuitamente. Em caso de parcerias com finalidade lucrativa ou comercial, será cobrada uma contrapartida a ser acordada conforme as especificidades do projeto.
  • Área interna do auditório: solicitamos contato prévio com todas as informações relevantes para análise da proposta. Se a parceria for institucional, o espaço poderá ser cedido gratuitamente. Se houver parcerias com finalidades lucrativas, é cobrada uma contrapartida a ser combinada de acordo com o projeto. Se a gravação for de algum espetáculo em cartaz, a autorização deve ser concedida pelo artista ou produção que estará se apresentando.
  • Área externa do auditório: a gravação ou registro fotográfico da fachada do auditório, enquanto espaço público, não requer autorização prévia quando realizada para fins editoriais, isto é, com finalidade jornalística ou educacional. No entanto, o uso da imagem não deve envolver a reprodução da obra arquitetônica de forma que infrinja os direitos autorais sobre sua criação, conforme previsto na Lei de Direitos Autorais. Qualquer uso para fins comerciais ou que implique em alterações na obra arquitetônica exigirá a obtenção de autorização do autor ou do titular dos direitos.

A cessão de uso do espaço para gravação não engloba de forma automática a autorização ou licenciamento de direitos autorais sobre as obras do acervo do Museu e Auditório, tampouco autorização para uso de imagem das pessoas presentes no espaço. Caso haja interesse em retratar obras do acervo, deverá ser preenchido formulário para essa finalidade.

DEMAIS SOLICITAÇÕES
  • Ensaios fotográficos: não haverá cobrança de taxas para a realização de ensaios fotográficos no Museu e Auditório. No entanto, todos os ensaios deverão ser previamente agendados por meio de formulário e previamente autorizados pelo Museu. O fotógrafo ou o responsável deverá assinar um Termo de Uso Não Oneroso, formalizando a autorização para o ensaio. E, no caso de ensaios fotográficos com finalidade comercial ou lucrativa, ou seja, quando as imagens produzidas forem destinadas à exploração econômica, o uso do espaço será analisado individualmente. A autorização estará sujeita à análise e aprovação do Museu e Auditório, que poderá estabelecer condições específicas para a utilização do espaço para tais fins. O fotógrafo ou responsável deverá firmar um contrato formal, com contrapartidas acordadas, caso a proposta seja aprovada.
  • Uso acadêmico: para uso de imagem das obras ou dos ambientes do Museu para pesquisa e/ou trabalho acadêmico, isto é, para fins educativos, de estudo ou de desenvolvimento intelectual, sem a intenção de lucro direto ou finalidade comercial, é necessário preencher o formulário com o máximo de detalhes possível para avaliação.
  • Publicações: para o uso de imagem em livros, revistas, periódicos, website e outros meios, preencha o formulário com detalhes sobre a publicação, veiculação e o propósito do uso, para avaliação.
  • Fins comerciais: para qualquer projeto com finalidade lucrativa, é necessário preencher um formulário com a descrição completa do uso comercial para avaliação da equipe técnica. Nesse caso, a proposta será encaminhada para autorização da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, respeitando os prazos institucionais.

Orientações

  • Todas as solicitações devem ser feitas por meio do preenchimento do formulário de solicitação acima, exceto aquelas provenientes da imprensa, que devem ser encaminhadas por meio da Sala de Imprensa.
  • Todas as solicitações passam pela avaliação da equipe técnica responsável.
  • Após o envio e aprovação da solicitação, será necessária formalização da autorização mediante contrato adequado às finalidades indicadas no formulário (por exemplo, Termo de Cessão do Espaço, Termo de Licenciamento de Obras, Termo de Uso de Imagem etc.), que será encaminhado ao solicitante. Sem a assinatura e apresentação deste documento, não será autorizada a realização de qualquer produção. 
  • A realização da sessão fotográfica e/ou filmagem devem respeitar os espaços, os funcionários e os visitantes, não podendo, de forma alguma, impedir a realização de atividades regulares do Museu e Auditório.
  • As fotos ou vídeos realizados com prévia autorização devem ser utilizadas exclusivamente para os fins especificados na solicitação. O descumprimento ficará sujeito às penalidades estipuladas no termo celebrado entre as partes.

Regras

  • A autorização para gravar nos espaços do Museu não engloba qualquer autorização de direitos autorais referentes às peças do acervo, tampouco autorização para uso de imagem dos funcionários ou visitantes.
  • É proibido dar foco às esculturas durante as sessões fotográficas e produções audiovisuais.
  • Não é permitido gravar os funcionários sem autorização prévia.
  • Para portar câmeras fotográficas de qualquer natureza/modelo (compacta, profissional, lente fixa, lente intercambiável) solicite autorização prévia. 
  • O uso de drone é permitido na área externa do Museu desde que as gravações não foquem nas obras e a representação da fachada do Auditório atenda às diretrizes apresentadas acima, e o equipamento seja cuidadosamente manuseado para não causar danos às instalações e transtorno aos visitantes. Eventuais danos causados por uso do equipamento serão de responsabilidade exclusiva de seu titular.
  • O Museu e Auditório não se responsabilizam por eventuais cobranças ou reivindicações de terceiros relacionadas a direitos de imagem, direitos autorais e propriedade intelectual, que possam ser imputadas aos fotógrafos, aos fotografados ou a terceiros em razão da realização de sessões fotográficas e gravações no local.
  • Os ensaios fotográficos e filmagens devem acontecer dentro do horário de visitação do Museu e Auditório, das 9h às 17h – com permanência até às 18h.

Destacamos que outras orientações e exigências podem ser estabelecidas para além das mencionadas, conforme a avaliação interna das solicitações recebidas.