3º quadrimestre 2024

No ano de 2024, celebra-se os 120 anos de nascimento da artista Felícia Leirner, os 150 anos da Cidade de Campos do Jordão e os 45 anos da inauguração do Auditório Claudio Santoro.

Além disso, 2024 marca as cinco décadas desde a inauguração da obra “O Centenário”, localizada na Praça Nossa Senhora da Saúde, no Bairro do Jaguaribe, em Campos do Jordão (SP). 

A escultura criada por Felícia Leirner em cimento branco armado com ferro foi doada pela artista ao município de Campos do Jordão em homenagem aos seus 100 anos completados em 1974.

Assim como as obras que compõem a série “Habitáculos”, que fazem parte do percurso expositivo do Museu Felícia Leirner, a obra que está localizada na Praça Nossa Senhora da Saúde também foi esculpida em grandes dimensões demonstrando o interesse pessoal de Felícia pela arquitetura.

“O Centenário” também apresenta aberturas e espaços internos de forma a estimular a interatividade com o entorno.

A entrega da obra à cidade simboliza a relação de carinho da artista com o local que passou a firmar residência após o falecimento de seu marido Isai Leirner.  Adolfo Leirner, filho da artista recordou-se da ocasião:

“Lembro-me de dona Felicia, octogenária, num tempo inclemente, debaixo de um guarda chuva trabalhando para entregar em tempo essa escultura à cidade de Campos do Jordão. Seu contato com a cidade ia além do museu-auditório. Queria bem e era querida por um número enorme de jordanenses […]”. (LEIRNER, 2015)

Foi enterrado junto à obra uma cápsula do tempo com documentos assinados por figuras públicas da cidade e artigos de jornal com materiais sobre a doação e a inauguração da obra. A solenidade também contou com a participação da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.

Atualmente os cuidados de conservação preventiva e restauro da obra ficam a cargo do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, instituições da Secretaria da Cultura Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo administradas pela ACAM Portinari, junto à Prefeitura de Campos do Jordão e do escritório Julio Moraes Conservação e Restauro.

Referências

“Campos do Jordão comemora, com muitas festas, o seu centenário”. Matéria de Jornal desconhecido de 28 de Abril de 1974. Fonte: Arquivo Histórico Wanda Svevo da Fundação Bienal.

Felícia Leirner e Campos do Jordão uma história de respeito e admiração. Museu Felícia Leirner, 2020 Disponível em: <https://www.museufelicialeirner.org.br/noticias-de-acervo/felicia-leirner-e-campos-do-jordao-uma-historia-de-respeito-e-admiracao/> Acesso em: 02 de agosto de 2024

Obra ‘Centenário’ é apresentada após restauro em homenagem aos 141 anos de Campos do Jordão (SP). ACAM Portinari, 2015. Disponível em: <https://www.acamportinari.org/noticias/obra-centenario-e-apresentada-apos-restauro-em-homenagem-aos-141-anos-de-campos-do-jordao-sp/> Acesso em: 02 de agosto de 2024

Série Habitáculos: Estrutura, Conservação, Integração e Interação. Museu Felícia Leirner, 2020. Disponível em: < https://www.museufelicialeirner.org.br/noticias-de-acervo/serie-habitaculos-estrutura-conservacao-integracao-e-interacao/> Acesso em: 05 de Agosto de 2024.

Referências das Imagens

Arquivo Histórico Wanda Svevo da Fundação Bienal
Acervo escritório de Conservação e Restauro Julio Moraes