O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro desenvolvem um projeto de História Oral que trata de registrar e divulgar depoimentos de pessoas que tiveram contato com a escultora, o maestro e os festivais de música em Campos do Jordão. O objetivo do projeto é a recuperação da memória de tempos passados por meio de entrevistas. As entrevistas registradas são utilizadas como narrativas e como fontes históricas. No trabalho de historiadores, a memória pode ser parte da história, isto é, pode ser uma de suas fontes, mas, não a única porque a memória individual é sempre seletiva. Além disto, há uma interação entre o entrevistador, que organiza as perguntas, e o entrevistado, que escolhe o que e como responder naquela entrevista específica. A história oral traz, principalmente, histórias de vida, e as narrativas individuais de acontecimentos são partes importantes do entendimento do passado e do presente.
Memórias Compartilhadas de Adolfo Leirner
Adolfo Leirner é médico pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP-78), engenheiro pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA-58) e fotógrafo desde a década de 1950 com inúmeras coberturas para jornais. Ele é filho da artista Felícia Leirner e do empresário e colecionador de arte Isai Leirner. Neste vídeo, compartilha as suas memórias em relação à infância, à trajetória da mãe quanto artista e a construção do Museu Felícia Leirner.
História de Adolfo Leirner
Autor: Museu Felícia Leirner
Publicado em 01/08/2024
Memórias compartilhadas de Pablo Marquine
O projeto Memórias Compartilhadas apresenta a história oral de Pablo Marquine, pesquisador, compositor, pianista e especialista na vida e obra do maestro Claudio Santoro. Neste depoimento, Marquine compartilha sua trajetória musical e como foi o seu primeiro contato com as composições de Claudio Santoro. O vídeo traz, ainda, detalhes da vida do maestro que são resultados de uma robusta pesquisa realizada por Pablo Marquine.
História de Pablo Marquine
Autor: Museu Felícia Leirner
Publicado em 01/11/2023
Memórias de Aildemar Paraguai e Tatiana Paciello
Aildemar Paraguai e Tatiana Paciello foram bolsistas do Festival de Inverno de Campos do Jordão e contam, individualmente, suas trajetórias profissionais, participações no festival e os desdobramentos em suas carreiras musicais após a passagem pelo maior evento de música clássica e erudita da América Latina.
História de Aildemar Paraguai e Tatiana Paciello
Autor: Museu Felícia Leirner
Publicado em 01/08/2023
Memórias de Fábio Zanon
Fábio Zanon é violonista, regente e coordenador artístico-pedagógico do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Neste depoimento, ele relata como foi seu primeiro contato com a música, sua experiência junto ao Festival de Inverno e as emoções vividas como coordenador pedagógico.
História de Fábio Zanon
Autor: Museu Felícia Leirner
Publicado em 01/12/2022
Memórias de Luiz Pereira Moysés
O artista jordanense Luiz Pereira Moysés compartilha as memórias de quando viveu ao lado de Felícia Leirner durante o período em que a escultora morou em Campos do Jordão. Ele relata o primeiro contato com a artista, além de dividir com o público conversas sobre a arte e a vida.
História de Luiz Pereira Moysés
Autor: Museu Felícia Leirner
Publicado em 01/08/2022
Memórias de Cecilia Gallon
Cecilia Gallon atuou como cerimonialista da Secretária de Cultura do Governo do Estado de São Paulo vivenciando experiências inesquecíveis durante os Festivais de Inverno de Campos do Jordão no Auditório Claudio Santoro. Ela relata em seu depoimento o contato com o espaço cultural, compartilha suas memórias e admiração pela música clássica.
História de Cecilia Gallon
Autor: Museu Felícia Leirner
Publicado em 01/10/2021
Memórias de Benilson Toniolo
Benilson Antônio Toniolo de Oliveira, nascido em Santos -SP, é poeta, diversos livros publicados, contista e membro da Academia de Letras de Campos do Jordão, também é Secretário Municipal de Valorização de Cultura da cidade, relata em seu depoimento sua vivência em Campos e como veio a conhecer o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro e sua forte ligação a estes lugares.
História de Benilson Toniolo
Autor: Museu Felícia Leirner
Publicado em 01/04/2021
Memórias de José Domiciano da Silva
José Domiciano da Silva, nascido em São Bento do Sapucaí-SP, professor de história e geografia em Campos do Jordão, relata em seu depoimento o período que trabalhou como ajudante e aprendiz de Felícia Leirner durante o período em que a escultora residiu na cidade.
História de José Domiciano da Silva
Autor: Museu Felícia Leirner
Publicado em 01/11/2020
Memórias de Adailson Araújo
Adailson Cassio da Silva Araújo, nascido em Campos do Jordão (SP), músico e professor de música, formado pela Universidade Federal de Música de São João Del Rei (MG), relata sua história e sua participação no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, em 2018 e 2019, como aluno de violão clássico. Sendo um dos poucos estudantes do município a participar do evento.
História de Adailson Araújo
Autor: Museu Felícia Leirner
Publicado em 01/09/2020
Memórias de Roberto Mendes da Silva
Roberto Mendes da Silva trabalha como porteiro no Auditório Claudio Santoro desde 1989, relata suas experiências com o Festival de Inverno, com a natureza e meio ambiente do Auditório e Museu, o contato que teve com bolsistas do Festival de Inverno.
História de Roberto Mendes da Silva
Autor: Museu Felícia Leirner
Publicado em 01/04/2020