Musealização em museu de arte monográfico: análise de conceitos e situações no Museu de Esculturas Felícia Leirner
Resumo
O Museu de Esculturas Felícia Leirner é museu de arte monográfico. Lida com tratamento museológico de esculturas de uma só artista para promover fruição e expressão em artes visuais. Além disto, pela sua conjuntura, este museu também busca estimular apreciação musical e promover a conservação ambiental.
Museus monográficos têm o problema de serem confundidos com memoriais e, sendo de arte, apresentam maior risco de conduzirem por si a valoração de obras e de artistas. Na formação histórica do MFL, além da coleção monográfica, a seleção privada e objetos de arte in situ trazem ainda mais desafios para a musealização – processo que envolve atos sociais de seleção, conservação, documentação, pesquisa e comunicação para proporcionar experiências e produção de conhecimento a pessoas diversas.
O objetivo geral desta pesquisa é analisar as interações entre conceitos que conduzem musealização e as características históricas do MFL para contribuir com a compreensão de dificuldades, colaborar com estudos museológicos e com as discussões de atividades da instituição.
Equipe
Letícia de Mello Menezes
Sofia Souza Silva
Comunicação de esculturas no MFL por meio da atividade de mediação para visitantes presenciais: objetivos, conteúdos e métodos
Resumo
A mediação, no sentido restrito de encontro entre educador e visitantes, é uma das maneiras de se realizar a comunicação de museus e pode ser facilitada com a seleção de objetivo, conteúdo e método.
Em museus de arte, um dos objetivos centrais da comunicação é impulsionar fruição de obras – ato relacionado com observação, percepção e leitura de arte. As características gerais de obras de artes visuais estão entre os conteúdos possíveis para este objetivo e a seleção de métodos implica escolhas comunicacionais relacionadas a pessoas e situações.
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar e determinar os conteúdos e métodos aplicáveis na atividade de mediação a visitantes presenciais no Museu Felícia Leirner para promover fruição de obras de arte (esculturas). A justificativa está na importância de se compreender a comunicação de arte em museus com reflexões teóricas e suas implicações práticas. O estudo irá auxiliar no desenvolvimento de atividades de mediação, além de colaborar com discussões no campo da educação museal.
Equipe
Ana Clara Atanazio Cunha
Andreza Lima Damião
Gabriela Nascimento dos Santos
Larissa Salles Demétrio
Leandra Fernandes Lucio
Willian Nascimento da Silva
Cauê Oldair Ferreira dos Santos
Daiane Alves Fantini Rocha