Douglas Luiz dos Santos, nascido em Campos de Jordão, é admirador das riquezas naturais desde criança. Na infância, acompanhava seu pai - e principal incentivador - pelas trilhas da região, sempre com enorme curiosidade pelas espécies vegetais que encontrava pelo caminho.
Em 2012, ingressou no curso de Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas, localizada no sul de Minas Gerais. Foi neste período em que as aves passaram a integrar sua vida. Após se encantar pelo tema durante as aulas da disciplina “Biologia da Conservação”, passou a estudá-lo e nunca mais parou.
Formou-se em 2016 e dedicou-se à especialização na área de ornitologia. Hoje, Douglas atua como monitor ambiental no Parque Estadual Campos do Jordão, onde é responsável pela coordenação do “Projeto de conservação dos papagaios-de-peito-roxo” e também atua como guia de birdwatching na região de Campos do Jordão.
Nas horas vagas gosta de fotografar a vida silvestre e acredita que a divulgação destes registros podem contribuir com a conservação destas espécies, despertando o olhar das pessoas para as riquezas que muitas vezes passam despercebidas.