Olá! Bem-vindo(a) ao site do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro.
O Museu e o Auditório, em Campos do Jordão, instituições do Governo do Estado de São Paulo administradas pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado, em parceria com a ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, inaugurados em 1979, ocupam aproximadamente 35 mil metros quadrados dentro de um fragmento de Mata Atlântica.
O Museu e Auditório se comprometem com a inclusão e com a diversidade e, por isso, com o intuito de tornar o conteúdo desse site acessível ao maior número de pessoas e, transmitir o conhecimento sobre estes patrimônios culturais, preparou um site que conta com diversas funcionalidades de acessibilidade para que a maior quantidade de pessoas consigam ter acesso aos conteúdos.
O site foi desenvolvido considerando os requisitos de acessibilidade digital com foco na usabilidade, navegação e compromisso com as pessoas com e sem deficiência. O trabalho de criação foi feito em busca de eliminar as barreiras e, principalmente, de garantir os direitos para que as pessoas com deficiência tenham mais autonomia.
O site segue as diretrizes e padrões do W3C, do WCAG 2.0 e do e-MAG, o modelo de acessibilidade do governo brasileiro, para tornar a experiência mais acessível e a melhor possível, não só para pessoas com deficiência, mas para qualquer pessoa que tenha alguma dificuldade com a tecnologia.
Nesta página, você encontrará uma listagem de funções e sugestões de ferramentas de acessibilidade digital que podem ajudar a tornar sua navegação no site mais fácil e proveitosa.
Navegação por teclado
Para usuários que utilizam a navegação por teclado, nosso site possui um atalho para facilitar o acesso ao conteúdo principal da página pulando os menus de navegação . Nos navegadores Chrome e Edge, é só apertar Alt + c. No Mozilla Firefox, o atalho é Alt + Shift + c
O primeiro link de cada página (que é visualmente escondido até que seja focado pela tecla Tab) também serve a mesma função.
Tamanho da fonte e dos elementos
É possível utilizar as ferramentas nativas de seu navegador para alterar o zoom de cada página. A maneira mais comum é utilizando os atalhos de teclado Ctrl + + e Ctrl + -, sendo o atalho Ctrl + 0 utilizado para retornar o zoom para o valor padrão.
Nosso site também disponibiliza ao usuário atalhos no cabeçalho do topo que desempenham esta mesma função, através dos botões A- e A+.
Contraste
Ao lado dos botões A- e A+ há um botão que troca as cores do site entre as padrões e a paleta de alto contraste. Clique e compare as duas para utilizar a que mais se adapta à sua visão.
Descrição das imagens para cegos
O site do Museu e Auditório tem imagens com descrição para cegos, através da utilização da técnica de preenchimento do atributo ALT, possibilitando que softwares façam a leitura do conteúdo.
Rybená
Disponibilizamos uma ferramenta que mostra um avatar em Libras que permite que usuários surdos consumam nossos conteúdos por meio de um personagem amigável que traduz textos para Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Trabalhamos, a cada dia, para não só ampliarmos nosso conteúdo digital acessível, mas também nos moldar para atender o maior número possível de pessoas no ambiente presencial.
Acessibilidade presencial
O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro têm buscado constantemente tornar os locais cada vez mais inclusivos, para todos os públicos. Considerando as particularidades das instituições, tendo em vista que as esculturas foram distribuídas pela própria artista, construindo uma narrativa para o percurso, e sendo o Museu um espaço à céu aberto, localizado em um terreno em desnível, o trabalho é incessante.
Atualmente, os visitantes encontram no espaço:
• Maquete tátil com todo o espaço do Museu e Auditório;
• Mapa tátil com todo o espaço do Museu e Auditório;
• Pranchas com informações em dupla leitura – tinta e Braille, para serem manuseadas pelo público com deficiência visual;
• Audioguia com duração aproximada de uma hora, contendo informações sobre os equipamentos culturais, bem como sobre os artistas Felícia Leirner e Claudio Santoro, e o meio ambiente local, e convidando à exploração tátil de elementos da natureza;
• Seis esculturas selecionadas para a exploração tátil, com legenda especial para o toque (dupla leitura: tinta e Braille, mais o relevo da obra);
• Comunicação e identificação dos percursos por níveis de dificuldade de acessibilidade;
• Corrimãos nas escadas;
• Elevador e banheiros adaptados;
• Locais especialmente reservados para cadeirantes na plateia do Auditório;
• Vagas de estacionamento identificadas e de fácil acesso.
O projeto foi todo coordenado pela ACAM Portinari, Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro contando com a assessoria especializada da Arteinclusão – Consultoria em Ação Educativa e Cultural (Amanda Tojal e Claudia Aoki), sendo a maquete tátil produzida por Dayse Tarricone – Maquetes & Acessibilidade e o audioguia pela empresa Ver com Palavras – audiodescrição (Lívia Motta).
Dúvidas e sugestões
Caso sua navegação digital ou visita presencial dependa de alguma ferramenta de acessibilidade que não está presente ou não atende às suas necessidades, por favor entre em contato com a equipe do Museu pelo e-mail contato@museufelicialeirner.org.br e ajude-nos a melhorar a sua experiência.