3º quadrimestre 2023

O Centro de Pesquisa e Referência do Museu Felícia Leirner, segundo proposto no Programa de Acervo institucional, é o setor responsável por desenvolver e promover ações nas linhas de pesquisa das esculturas do acervo, arte, paisagem e características de museu-jardim.

Previsto também no Plano Museológico institucional, o espaço congrega e disponibiliza informações e fontes de informações sobre artes visuais, escultura, a obra de Felícia Leirner, arte e técnica da música, a obra de Claudio Santoro e patrimônio natural da Serra da Mantiqueira (MUSEU FELÍCIA LEIRNER E AUDITÓRIO CLAUDIO SANTORO – PLANO MUSEOLÓGICO 2021).

O espaço que foi reestruturado no segundo semestre de 2021, além de abrigar duas esculturas da artista Felícia Leirner, que fazem parte do percurso expositivo do Museu, conta com uma coleção de livros, catálogos, trabalhos acadêmicos, jornais, CDs e DVDs e 21 depoimentos de história oral (disponíveis para visualização clicando aqui)

O CPR realiza pesquisas em torno da produção artística de Leirner a fim de ampliar o conhecimento institucional sobre a coleção contribuindo, inclusive, para que outros núcleos da instituição possam aprofundar seu trabalho, como o Núcleo Educativo, que desenvolve atividades, oficinas e mediações com o público visitante.

Nesse contexto, o CPR recebe consultoria de uma equipe de especialistas composta por museólogos e bibliotecários para auxílio no levantamento de dados e verificação de bibliografias e fontes.

Uma das ações de pesquisa tem sido o levantamento de obras da artista que fazem parte de outros acervos, resultando em uma lista com dezoito instituições nacionais e internacionais, dentre elas, o Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo, o Acervo Obras de Arte e Monumentos em Espaços Públicos da Cidade de São Paulo, o Museu de Arte Moderna de São Paulo e Museu de Arte Contemporânea de São Paulo.

O Centro de Pesquisa também disponibiliza seu espaço físico e coleção aos pesquisadores interessados, mediante agendamento prévio, e a sala fica aberta à visitação do público. Além disso, busca estabelecer parcerias com instituições nacionais e internacionais, grupos e indivíduos detentores das informações que se pretende agrupar e disseminar para que possa congregar diversos agentes interessados nos temas tratados, que poderão trazer novas colaborações aos vários programas do museu e auditório. (MUSEU FELÍCIA LEIRNER E AUDITÓRIO CLAUDIO SANTORO – PLANO MUSEOLÓGICO 2021)

REFERÊNCIAS

MUSEU FELICIA LEIRNER E AUDITORIO CLAUDIO SANTORO. Plano Museológico. ACAM Portinari: Campos do Jordão, 2021. MUSEU FELICIA LEIRNER E AUDITORIO CLAUDIO SANTORO. Programa de Acervo. ACAM Portinari: Campos do Jordão, 2021.

Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo. História, arquitetura e arte na sede do Governo do Estado de São Paulo, 2020. Palácios, Palácio dos Bandeirantes. Disponível em: < http://www.acervo.sp.gov.br/palBandeirantes.html> Acesso em: 26 set. 2023.

Museu de Arte Moderna de São Paulo. Obras. Jardim de esculturas. Disponível em: <https://mam.org.br/jardim-de-esculturas> Acesso em: 26 set. 2023.

Museu de Arte Contemporânea de São Paulo. Objects. Felícia Leirner. Disponível em: <https://acervo.mam.org.br/ficha.aspx?id=1051&ns=216000&Lang=BR&c=inicio&IPR=9116> Acesso em: 26 set. 2023.