“Com a pintura e a gravura me divirto feito criança, pinto e gravo o que bem entendo, exercendo esta meninice no auge de meus 70 anos de vida. Porém, em minhas obras trato também das questões filosóficas e transcendentais. Com isso torno-me cada vez mais criança.”

Alfredo Neves Junior

Natural de São Paulo, Neves Junior residiu durante um breve período em Campos do Jordão, de 1984 a 1985. A cidade, o clima da estância turística, que se assemelha a temperaturas europeias, e seus habitantes influenciaram diretamente seu trabalho. Além dos aspectos simbólicos, são presenças constantes em seus trabalhos a Pedra do Baú, as araucárias, o casario inspirado na arquitetura local, os pomares, as flores e as frutas.

A exposição “Reencontro” apresenta um pouco das memórias saudosas do artista. São 35 obras, feitas nos últimos cinco anos. Elas também estarão reunidas em um livro autobiográfico que será apresentado pelo artista no próximo ano, momento em que irá comemorar seus 50 anos de carreira.

Desenhista, pintor, escultor, gravador, mosaicista e objetista autodidata, Neves Jr. começou nas artes ainda na infância. Durante 24 anos foi figurativo, passou por várias fases, chegando ao abstrato geométrico no final de 1992, que durou de forma mais acentuada de 1993 a 1997.

Em 1998, retoma o figurativo. Artista catalogado e citado em vários guias de arte, também lecionou desenho e pintura durante 10 anos. Seu trabalho foi exposto em mais de 130 mostras, entre individuais, coletivas, acervos e salões. Recebeu vários prêmios, medalhas de ouro, prata e bronze, menções honrosas e prêmios.

Nas obras reunidas nessa exposição virtual, encontramos lindas imagens do cotidiano exploradas pelo olhar cuidadoso do artista. Para os mais atentos, será possível descobrir seu apreço pela cidade de Campos do Jordão, revelado em pequenos detalhes e símbolos que registra magistralmente em muitas de suas telas.