O Museu Felícia Leirner em Campos do Jordão apresenta a exposição “Detalhes de Giselda”. A mostra é composta por 14 imagens.  De 1998 a 2000 “Giselda” foi fotografada em diferentes épocas, climas e horários,  com o objetivo de efetuar um estudo sobre a incidência de luz na escultura.  Sendo o museu a céu aberto, é possível obter-se da mesma obra várias expressões em decorrência dos diferentes encontros de luz. Em 2001, as imagens foram exibidas formalmente no saguão do Auditório, onde permaneceram até o início de 2013. Na ocasião, havia também como proposta criar uma conexão entre o apreciador, a escultura e o museu.

Sobre Giselda

“A peça Giselda, de 1958, é uma homenagem à filha. O tema dessa escultura é a maternidade. Dois arcos que se cruzam formam uma espécie de nicho que protege a mãe e os dois filhos, envolvendo-os num clima de religiosidade. Sobre a superfície dos arcos, como na arte medieval, Felícia modela em alto relevo figuras expressionistas, meio anjos, meio crianças, e que foram associados pela artista às fases da lua. O satélite da terra é sabidamente um símbolo feminino e sensual, instável, e que se relaciona ao florescimento. Felícia contrapõe o hieratismo da parte superior da figura feminina, um tanto solene, com o expressionismo da parte inferior (procriação) e estes dois polos (razão e instinto) se contrapõem à narrativa contida nos arcos.”

Fonte: MORAIS, Frederico. Felícia Leirner: a arte como missão. Campos do Jordão, SP: Museu Felícia Leirner, 1991.