quarta-feira, 21 de agosto, 2024

Duo Agreste apresenta show “A Arte do Não Certo” no Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio SantoroProjeto Família no Museu também é destaque do fim de semana

Duo Agreste/Divulgação

O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, instituições da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, promovem um fim de semana com muita música e atividades para toda a família em Campos do Jordão (SP).

No Domingo Musical, que tem entrada gratuita, o Duo Agreste traz interpretações contemporâneas de clássicos do choro, samba, baião e forró. Já o projeto Família no Museu desenvolve uma atividade que permite a visualização de vírus e bactérias através da luz negra. Confira, abaixo, a agenda para os próximos dias.

Encontro com Artes: contação de história “Cada Conto… Um Canto!”

Em celebração ao Dia do Folclore (22 de agosto), Ciça Oliveira traz ao público a contação de histórias “Cada Conto… Um Canto!”, uma experiência envolvente e lúdica que é enriquecida com uma seleção de cantigas, parlendas e elementos tradicionais do nosso rico folclore nacional.

O evento promete despertar memórias, conectar gerações e celebrar a riqueza cultural do Brasil através da magia das histórias populares e das melodias que atravessam o tempo.

Data: 24 de agosto (sábado)
Horário: às 11h
Entrada: inteira R$ 15 e meia R$ 7,50
Informações: (12) 3512-2508

Família no Museu: “Caixa preta: vírus e bactérias através da luz negra”

Você consegue imaginar quantos vírus e bactérias podem estar em nossas mãos? O Núcleo Educativo irá realizar uma atividade onde os visitantes irão molhar suas mãos com uma substância fluorescente e inseri-las dentro de uma caixa preta com luz negra que realça a cor, permitindo a visualização das sujidades presentes nos locais.

A atividade tem o objetivo de enfatizar a importância da higienização das mãos e o quanto os vírus e bactérias estão presentes no nosso dia a dia.

Data: 24 e 25 de agosto (sábado e domingo)
Horário: às 15h
Entrada: inteira R$ 15 e meia R$ 7,50 (entrada gratuita no domingo)
Informações: (12) 3512-2508

Domingo Musical: “A Arte do Não Certo”

O show foi concebido com o objetivo de valorizar a rica cultura brasileira e homenagear compositores de diversas gerações. O repertório, cuidadosamente selecionado, abrange estilos como choro, samba, baião, samba-canção e forró, todos reinterpretados com uma visão contemporânea que conecta essas tradições à música instrumental e às composições autorais.

Formado em Ilhabela (SP) em 2020, o Duo Agreste nasceu do profundo amor de seus integrantes pelas canções brasileiras e de uma missão compartilhada de seguir os passos de mestres como Radamés Gnattali e Hermeto Pascoal, que integram a riqueza da música brasileira com as nuances da música instrumental e erudita.

Data: 25 de agosto (domingo)
Horário: às 11h
Entrada: gratuita
Informações: (12) 3512-2508

Oficina Temática: “Feira de Ciências”

Em agosto, o Núcleo Educativo realiza a 2ª edição da “Feira de Ciências”, uma oficina temática que visa explorar o fascinante mundo da ciência, com experimentos envolventes, muitas cores, surpresas e curiosidades nas áreas de física, química e biologia. Os visitantes terão a chance de se tornarem “cientistas por um dia”.

Data: 27, 28, 29 e 30 de agosto
Horário: às 11h e às 15h
Entrada: inteira R$ 15 e meia R$ 7,50
Informações: (12) 3512-2508

Programa Conexões Museus – “Oficina de Braille” (atividade externa)

A oficina de braille tem como objetivo inspirar e motivar profissionais de diversas áreas interessados no tema da deficiência visual. Durante a oficina, será apresentada uma breve introdução ao histórico do código criado pelo francês Louis Braille no século XIX, sua estrutura básica e a lógica do sistema.

Além disso, a oficina oferecerá orientações práticas para a criação de materiais adaptados ao ensino do braille feitos de matéria-prima reciclada. As inscrições devem ser feitas pelo link abaixo.

Data: 30 de agosto
Horário: das 9h às 12h
Local: Pinacoteca de São Bernardo do Campo (rua Kara, 105 – Jardim do Mar, São Bernardo do Campo/SP)
Entrada: gratuita
Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfLUU1jl7EetYDF8xSYnZ3TOnjJmCXVuFK8XDrpIU-5AwNRBQ/viewform
Informações: (12) 3512-2508

Confira a programação completa do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro no site das instituições.

Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro

O Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, instituições do Governo do Estado de São Paulo administradas pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em parceria com a ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, foram inauguradas em 1979 e ocupam aproximadamente 35 mil metros quadrados dentro de um fragmento de Mata Atlântica.

A atuação das instituições se dá em três eixos: nas artes visuais, com as 88 esculturas de Felícia Leirner, considerado um dos acervos do gênero mais importantes do Brasil; na música, por meio do Auditório, palco do mais importante festival de música clássica da América Latina; e no patrimônio ambiental, representado pela reserva no entorno dos equipamentos.

Endereço: Avenida Dr. Luis Arrobas Martins, 1880 – Alto Boa Vista.
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h (segunda, fechado à visitação)
Informações:
(12) 3512-2508 ou contato@museufelicialeirner.org.br
Entrada: inteira R$ 15 e meia R$ 7,50 (estudante e idoso) – gratuita aos domingos (clique aqui e conheça a política de gratuidade)

Facebook: www.facebook.com/museufelicialeirner
Twitter: twitter.com/mfelicialeirner