segunda-feira, 13 de maio, 2019

Equipamento promoverá atividades entre 14 e 19 de maio

A convite do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro – instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, geridas pela ACAM Portinari – participarão da 17ª Semana Nacional de Museus. A edição tem como tema Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições, que proporá reflexões sobre a importância dos espaços para o desenvolvimento e fortalecimento das instituições e das memórias abrigadas por elas.

No Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, ações educativas, de valorização da cultura e das tradições locais integram a programação. A semana inicia com a atividade Heranças Culturais, na qual estudantes e demais interessados conhecerão o legado artístico da família Leirner. Já o Tradição e Curiosidades dos Festivais de Inverno compartilhará as curiosidades do evento com o público, que poderá conhecer um pouco dessa memória artística a partir de um catálogo criado especificamente para a ação. Além disso, cada participante produzirá uma capa para compor o seu material.

A agenda segue com um roteiro que aproximará os visitantes, por meio de narrativas e registros fotográficos, de alguns pontos importantes para a identidade histórica e cultural de Campos do Jordão e dos moradores, como o Mercado Municipal, o Palácio Olivetti, o Posto Telefônico de Abernéssia, a Estação da Abernéssia – Estrada de Ferro Campos do Jordão e o Espaço Cultural Doutor Além.  Adriana Harger, escritora e pesquisadora da história de Campos do Jordão, será a mediadora do encontro junto ao fotógrafo Marcelo Vigneron que acompanhará o trajeto orientando o grupo para as fotografias. Os registros feitos pelos participantes em seus celulares deverão compor, posteriormente, uma exposição virtual nas redes sociais do Museu e Auditório. Para participar do Patrimônio da Minha Terra é necessária inscrição prévia.

Outra atividade imperdível será Joia do Alto da Serra – O Pinhão que abordará a cultura das sementes de araucárias tão presentes na paisagem natural do município. A proposta é que os interessados vivenciem as experiências tradicionais de coleta do produto pelos jardins do Museu, o preparo e a degustação de um bolo de pinhão. A ação será conduzida e orientada pela “Dona Maria”, funcionária do Museu e Auditório, e experiente no preparo de doces e salgados que têm a semente como base. Na sequência, os visitantes participarão de uma divertida roda de causos também conduzida pela “Dona Maria”.

O último evento será o Viola na Berna, que convidará o público a prestigiar a roda de violeiros que costuma se reunir, aos domingos, na Praça Miguel Lopes de Pina, ao lado do Mercado Municipal.

#MuseumWeek

Simultaneamente, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro também terão uma programação para o #MuseumWeek. Essa iniciativa convida os participantes a compartilharem as experiências vividas nos museu nas redes sociais. Em Campos do Jordão, o público poderá conhecer os Segredos de Bastidores. A atividade levará os visitantes a compreenderem o funcionamento diário das instituições por meio de um passeio com apresentação das rotinas e responsabilidades que antecedem os espetáculos e os eventos culturais e educativos promovidas pelos espaços.

Outra ação para dividir nas mídias é o Eu Posso Brincar no Museu?,que entreterá os participantes com jogos temáticos do Museu e Auditório: quebra-cabeças, jogos da memória e de tabuleiro estarão disponíveis para interação dos visitantes. Um jeito diferente de acessar os conteúdos e perceber que os equipamentos culturais são lugares de trocas, de aprendizagem e de diversão.

Já durante o Diferente é Legal! o público poderá “colorir” as obras de Felícia Leirner.  Serão disponibilizadas imagens das esculturas em papel para que os visitantes dêem o seu toque pessoal, colorindo a sua maneira e compartilhando nas redes sociais com as #RainbowMW e #diferenteélegal.

Para explorar a coleção de esculturas do Museu Felícia Leirner, O Olhando com Outros Olhos terá uma perspectiva multissensorial para descobrir novas formas de contato com a arte e a natureza. No último dia, os equipamentos convidarão quatro fotógrafos profissionais, que atuam em Campos do Jordão, para passarem algumas horas no Museu e Auditório registrando os espaços na ação Percepções. As imagens serão exibidas, posteriormente, em uma exposição virtual no site das instituições.

Toda a programação é gratuita e aberta ao público. Mais informações pelo telefone (12) 3662-6000.

Serviço:

17ª Semana Nacional de Museus: Heranças Culturais
Período: de 14 a 16 de maio de 2019
Horário: das 10h30 às 11h30
Entrada: inteira R$10 e meia R$5 – política de gratuidade: www.museufelicialeirner.org.br

17ª Semana Nacional de Museus: Tradição e Curiosidades dos Festivais de Inverno
Período: de 14 a 16 de maio de 2019
Horário: das 15h30 às 16h30

MuseumWeek 2019: Segredos de Bastidores
Data: 14 de maio de 2019
Horário: terça-feira, às 14h
Entrada: inteira R$10 e meia R$5 – gratuita aos domingos (política de gratuidade: www.museufelicialeirner.org.br)

MuseumWeek 2019: Eu Posso Brincar no Museu?
Data: 15 de maio de 2019
Horário: quarta-feira, das 9h às 18h

MuseumWeek 2019: Diferente é Legal!
Data: 16 de maio de 2019
Horário: quinta-feira, das 9h às 18h

MuseumWeek 2019: Olhando com Outros Olhos
Data: 17 de maio de 2019