sexta-feira, 31 de outubro, 2014

Experiência do Museu Casa de Portinari será apresentada em 6/11 na capital paulista; o público conhecerá as unidades de Brodowski e Campos do Jordão nos dias 7 e 8/11

O Museu Casa de Portinari, em Brodowski, e o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo administradas em parceria com a ACAM Portinari, estarão presentes na programação do VIII Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas e Seminário de Preservação de Patrimônio, que será realizado a partir de 5 de novembro (quarta-feira), na capital paulista. Com o tema “Coleções e Personagens: por que preservar?”, a ação tem o objetivo de refletir sobre a importância da preservação e da requalificação dos centros de memória.

Em 6 de novembro (quinta-feira), o público irá conhecer o novo projeto do Museu Casa de Portinari, reinaugurado em maio deste ano, após passar por minucioso restauro e reforma, além da nova exposição de longa duração: “Narrativas de uma vida: um pintor, um tempo, um lugar…”.A instituição será apresentada por sua diretora, a museóloga Angelica Fabbri. Na sexta-feira (7/11), os participantes terão a oportunidade de conhecer o equipamento em uma visita ao local, sediado à 330 km de São Paulo.

Já o passeio a Campos do Jordão acontecerá no sábado (8/11). No Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, cerca de 170 km de São Paulo, o visitante terá contato com o trabalho de uma das mais importantes artistas do Brasil, Felícia Leirner, e com a natureza exuberante presente em todo o Museu.

O Encontro é promovido pela Curadoria do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo e conta com palestras em parceria com a Fundação Prefeito Faria Lima – Cepam – Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal, da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Regional; Casa Guilherme de Almeida, Museu Felícia Leirner e Museu Casa de Portinari, da Secretaria de Estado da Cultura; Fundação Maria Luisa e Oscar Americano; e Fundação Cultural Ema Gordon Klabin.

Nesta oitava edição, o foco é a diversidade dos museus-casas e casas históricas paulistas, destacando seus desafios de preservação, com ênfase na requalificação e no processo de transformação de casas históricas em museus, em diálogo com as teorias atuais de restauro e a legislação vigente. As discussões serão apoiadas em quatro eixos de reflexão: Proteger, Conservar, Interpretar e Conviver. Para os debates foram convidados profissionais que atuam no meio museológico, nos órgãos de proteção e nas universidades e que promoverão um rico debate sobre os caminhos para a manutenção dessas instituições.

SERVIÇO:
: 5 a 8 de novembro de 2014
Local: Palácio dos Bandeirantes (Avenida Morumbi, nº 4.500 – Morumbi, São Paulo/SP)
Entrada: inscrições gratuitas

Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237-7367/68
André Luís Rezende – (16) 9.8142-4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
Juliana Dias – (16) 9.9233-1823
julianadias@nucleodanoticia.com.br
Dayane Malta – (16) 9.9233-3014
dayanemalta@nucleodanoticia.com.br